PESQUISAS NO BLOG E WEB.

Carregando...

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um Ato Heróico de Raabe.


Leitura na Bíblia Josué 2.1-15

De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali. Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra. Pelo que o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. Mas aquela mulher, tomando os dois homens, os escondeu, e disse: é verdade que os homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram; E, antes que os espias se deitassem, ela subiu ao eirado a ter com eles, e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós.


Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente. Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra. Então eles lhe responderam: A nossa vida responderá pela vossa, se não denunciardes este nosso negócio; e, quando o Senhor nos entregar esta terra, usaremos para contigo de bondade e de fidelidade.

De uma perspectiva humana, é difícil entender por que a Bíblia deveria falar favoravelmente de Raabe. Ela era uma prostituta e pertencia aos cananeus, um povo pagão que se deleitava na idolatria. Uma mentirosa que enganou seus próprios líderes e ajudou o “inimigo” a escapar. Ela era uma traidora que ajudou a planejar a derrubada de Jericó. Agora vejamos Raabe de uma perspectiva divina. Ela havia desenvolvido um saudável temor do Deus de Israel. Ela estava disposta a tornar-se parte da nação que tinha aliança com Deus. O escritor de Hebreus explicitamente nos diz que ao receber os espias, Raabe deu uma visível demonstração de fé.

Em sua vida pós-Jericó, Raabe casou com Salmom e tornou-se finalmente a tataravó do rei Davi! Imagine isso – uma prostituta Cananéia tornou-se parte da linha ancestral dos reis de Israel, incluindo o maior Rei da nação – Jesus Cristo. Raabe ilustra o tipo de transformação que é possível quando uma pessoa coloca sua fé em Deus. A questão para nós hoje não é o que estamos fazendo para Deus, mas o que Ele quer fazer por nós. Nossos esforços em viver corretamente não podem nos consertar com Deus. Você tem confiado exclusivamente no seu poder para salvá-lo e transformá-lo? Se Deus pode transformar uma prostituta pagã, certamente pode transformar você!A fé pavimenta o caminho para um relacionamento correto com Deus.

Quando Deus perdoa, Ele transforma a pessoa tornando-a pura. 1 Jo. 1:9
Deus nos ama tanto que esquece o nosso passado. Miq. 7:19
Não há pecador no mundo que busque a Deus para ficar sem o perdão. Rm. 5:20.

Sem fé é impossível agradar a Deus. O capítulo 11 do livro de Hebreus aponta Raabe como uma das heroínas da fé. Embora tenha sido uma prostituta, Raabe é um exemplo de que por mais negro que tenha sido o passado da pessoa, o sangue de Cristo é suficiente para apagar todas as transgressões. Raabe foi movida pelos feitos de Deus na vida do povo de Israel. Ela reconheceu que só o Deus verdadeiro poderia ter aberto o mar Vermelho e libertar seu povo de maneira tão miraculosa. Raabe teve mais fé em Deus do que muitos dos próprios hebreus, e preocupou-se com a salvação e proteção de sua família.

Seguindo as orientações, ela colocou um cordão de escarlate em sua janela, como prova de sua fé. Após isso ela foi levada ao povo de Israel, se casou com alguém do povo de Deus e se tornou uma ancestral do Filho de Deus. Raabe exerceu a fé verdadeira que resultou em obediência às orientações de Deus. O fio vermelho na janela de Raabe poupou da destruição sua vida e de sua família. Na simbologia bíblica, esse fio vermelho retrata o sangue de Jesus. Só Jesus através do sacrifício na cruz do calvário pode salvar todas as vidas do planeta terra.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Divulgue quantas postagens gratuitamente você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir